Fotos: Marcelo Oliveira
Pela primeira vez no ano, as calçadas da Vila Belga voltaram a receber cerca de 100 expositores que fazem parte do Brique da Vila Belga. O domingo de Páscoa marcou o início das atividades de 2022 da feira. Além disso, a edição foi comemorativa em alusão aos 115 anos da Vila Belga.
Segundo Kalu Flores, que integra a diretoria do evento, eram esperados quase 200 expositores, mas, em razão do feriado, ocorreram desistências. No entanto, a redução de produtos expostos na primeira edição de 2022 não interferiu no movimento.
15 motivos para celebrar os 115 anos da Vila Belga
Para Adenir Moura da Silva, que trabalha com a venda de guloseimas como picolés e algodão doce, a expectativa era boa. O vendedor conheceu o brique há pouco, mas já se tornou uma referência quando o assunto é algodão doce. Desde o início da pandemia, é a primeira vez que Adenir volta ao evento.
– Acho bem legal e bonito, mas vim poucas vezes porque teve a pandemia e no verão vendi mais picolé em outros bairros da cidade. Agora, a ideia é vender algodão doce aqui na Vila Belga. O movimento ainda está recém começando, tomara que consiga vender tudo – conta Adenir.
Quase na curva da rua Manoel Ribas, as miniaturas de casas da Vila Belga chamaram a atenção de quem caminhava pela rua. O trabalho é produzido pelo artesão Paulo Paschoaloti e, até agora, a coleção conta com 20 modelos. A próxima casinha colorida a ser feita é a Casa Floresta, residência azul que abriga uma loja de artesanato.
– Essa parte da cidade é muito rica em história e cultura. E me encantei pela Vila Belga. Quero terminar a coleção com a Gare, projeto que vai ser desafiador. Mas também quero produzir o Theatro Treze de Maio, tem muitos lugares que poderiam virar maquete – conta Paulo.
De cactos e suculentas até fantoches, uma variedade de produtos estiveram expostos no Brique da Vila Belga. A costureira Kátia Bohrer, que acompanha a feira desde 2015, atraiu interessados em conhecer os bonecos em algodão e estruturados em arame de personalidades famosas como Michael Jackson e personagens como Chaves e o ogro Shrek. A Estante Gamer, outro estande muito esperado nos briques, também participou da primeira edição de 2022.
Preço do ingresso nos cinemas em Santa Maria sofre reajuste
E o retorno do Brique da Vila Belga foi muito esperado por frequentadores assíduos, como as amigas Jamile Fernandes e Lidia Fagundes que aproveitaram o domingo de Brique para curtir o local histórico e tomar um bom chimarrão.
– A gente adora esse lugar. E é o primeiro desde o início da pandemia que estamos conseguindo vir. Então, aproveitamos o dia de sol e o Brique para tomar mate, botar o papo em dia, conhecer novos produtos da cidade e curtir esse lugar lindo que é a Vila Belga – comemorou Lidia.
Nesta edição, além das atrações musicais, a TV OVO fez parte da programação cultural com a exibição de um documentário sobre o Brique que, em 2022, completa sete anos de atividades.